ZAP - Sub-bacia do Córrego Rico - Índice de Demanda Hídrica Superficial (IDHS)
Ottotrechos de drenagem da sub-bacia do Córrego Rico, classificados quanto ao nível de demanda hídrica superficial, resultante da razão entre o coeficiente de demanda hídrica total da sub-bacia e o valor de referência da Q7,10. O mapeamento integra o Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP) da sub-bacia, elaborado em 2022
Simple
Identification info
- Date (Publication)
- 2023-09-21
- Purpose
- O Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP), instituído pelo Decreto Estadual nº 46.650/2014, é um instrumento de planejamento e gestão territorial para o uso sustentável dos recursos naturais pela atividade agrossilvipastoril no estado de Minas Gerais. Pela concepção de três produtos básicos, o mapeamento do uso e ocupação da terra, a avaliação da pressão hídrica superficial e a definição das unidades de paisagem, o ZAP busca disponibilizar informações detalhadas sobre o meio natural e produtivo por sub-bacia hidrográfica de Minas Gerais. Além disso, o ZAP proporciona uma avaliação preliminar do potencial de adequação da sub-bacia, fomentando o uso adequado dos recursos naturais sob a perspectiva do manejo conservacionista Desenvolvida inicialmente pela Semad e Seapa no ano de 2014, a metodologia do ZAP atualmente está na 3ª edição, aprovada pelo Comitê Gestor em dezembro de 2020. O Comitê Gestor, instituído pelo Decreto Estadual nº 46.650/2014, é a instância consultiva e deliberativa do ZAP, coordenado desde novembro de 2019 pela Feam. O ZAP tem sido utilizado no desenvolvimento de estudos voltados à adequação ambiental e à sustentabilidade de propriedades rurais, como Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISAs) e Planos de Adequação Socioeconômica e Ambiental (PASEAs). Instrumentos como o ZAP, ISA, PASEA e Cadastro Ambiental Rural (CAR) têm sido essenciais para a construção de processos sustentáveis no cenário agrossilvipastoril em Minas Gerais.
- Credit
- Hydro Consult – Consultoria Agroambiental
- Status
- Concluído
Detentor
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) - Diretoria de Planejamento e Gestão de Instrumentos e Estudos Ambientais (Dplae) (zap@meioambiente.mg.gov.br)
Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais - Prédio Minas, 2º andar. Rodovia Papa João Paulo II, 4143, Serra Verde
Belo Horizonte
Minas Gerais
31630-900
Brasil
- Spatial representation type
- Vetorial
Spatial resolution
Equivalent scale
- Denominator
- 50000
Spatial resolution
Equivalent scale
- Denominator
- 100000
- Topic category
-
- Instrumentos e Projetos Territoriais
N
S
E
W
- Maintenance and update frequency
- Conforme necessidade
- Keywords (Theme)
-
- ZAP
- Demanda hídrica superficial
- IDHS
- Recursos hídricos
- Usuários de água
- ide_240218_sf7_corrego_rico_idhs_lin
- Bacia hidrográfica do rio São Francisco
- Keywords (Place)
-
- Sub-bacia hidrográfica do Córrego Rico
- Circunscrição Hidrográfica do rio Paracatu
- SF7
Resource constraints
- Other constraints
- O acesso ao dado é livre
- Language
- Portuguese
- Country
- Brasil
- Character encoding
- UTF8
Distribution Information
Distributor
Distributor
Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema)
Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais - Prédio Minas, 2º andar
Belo Horizonte
Minas Gerais
31630-900
Brasil
- OnLine resource
- Download da camada no formato shapefile
- OnLine resource
-
Download da camada no formato KML (Link de rede)
Para ser usado em conexão com o Google Earth, consumindo em tempo real da IDE-Sisema
- OnLine resource
- Download da camada em formato alfanumérico (planilha excel)
Resource lineage
- Statement
- Os dados utilizados para compor o Índice de Demanda Hídrica Superficial (IDHS) foram disponibilizados pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). Em um primeiro passo foi necessário identificar o curso d’água principal da sub-bacia, no caso, Córrego Rico para extração da delimitação de acordo com a base ottocodificada do IGAM. A hidrografia com os dados de regionalização de vazão para os cálculos necessários ao diagnóstico foi obtida através da IDE-Sisema, enquanto as informações de outorgas e cadastro de uso insignificante foram solicitadas através do formulário de inscrição do ZAP disponibilizado nos sites da Feam e Seapa. Após a delimitação da sub-bacia e de sua hidrografia, os dados de outorga e cadastro de uso insignificante foram consistidos e plotados seguindo a metodologia ZAP oficial proposta. Apenas usuários de água superficial são contemplados neste estudo de IDHS, no entanto, como forma demonstrativa, os dados subterrâneos também estão incluídos (sem parte nos cálculos realizados) com intuito de auxiliar na análise da gestão de recursos hídricos da sub-bacia. Todos os usuários que apresentam status de “Cadastro Efetivado”, “Outorga Deferida, Renovada e Retificada” foram contemplados no diagnóstico. Todos os dados já foram previamente filtrados pelo IGAM e correspondem a usuários vigentes incluindo aqueles que venceram 6 meses anterior a data do estudo (abril de 2022). Após a consolidação, os dados foram plotados em ambiente SIG, com os devidos cálculos para todos os subprodutos de IDHS e então elaborados mapas que facilitam a interpretação. O cálculo para os produtos de IDHS foram feitos de acordo com a metodologia oficial ZAP proposta: 𝐼𝐷𝐻𝑆 (%) = (𝑄𝐷𝑒𝑚𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙 / 𝑄7,10) × 100 Em que: 𝐼𝐷𝐻𝑆 (%) = Índice de demanda hídrica superficial referente do trecho (%). 𝑄𝐷𝑒𝑚𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙 = Demanda total será a demanda do trecho mais as demandas dos trechos a montante (m3/s). 𝑄7,10 = vazão de referência ou vazão mínima de 7 dias de duração e 10 anos de recorrência (m3/s). Ao término do processamento dos cálculos, para produção do mapa de IDHS a Montante e IDHS a Montante e Jusante foi necessário classificá-lo de acordo com o IDHS de cada trecho, conforme mencionado na metodologia.
- Hierarchy level
- Dataset
- Dataset
- Representação vetorial do Índice de demanda hídrica superficial (IDHS) da sub-bacia do Córrego Rico
Spatial representation info
- Topology level
- Geometry only
- Geometric object type
- Linha
- Geometric object count
- 75
Reference System Information
- Reference system identifier
- SIRGAS 2000 (EPSG: 4674)
mdb:MD_Metadata
- Metadata identifier
- urn:uuid / 5af1b497-a2c7-4a11-bb6f-c23b9be22cae
- Language
- Portuguese
- Country
- Brasil
- Character encoding
- UTF8
Author
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) - Diretoria de Planejamento e Gestão de Instrumentos e Estudos Ambientais (Dplae) (zap@meioambiente.mg.gov.br)
Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais - Prédio Minas, 2º andar. Rodovia Papa João Paulo II, 4143, Serra Verde
Belo Horizonte
Minas Gerais
31630-900
Brasil
Type of resource
- Resource scope
- Dataset
- Metadata linkage
- https://idesisema.meioambiente.mg.gov.br/geonetwork/srv/api/records/5af1b497-a2c7-4a11-bb6f-c23b9be22cae
- Date info (Creation)
- 2023-09-29T00:37:58
- Date info (Revision)
- 2023-10-04T00:25:48
- Date info (Publication)
- 2023-09-21
Metadata standard
- Title
- ISO 19115-3
Overviews
Visão geral do IDHS da sub-bacia do Córrego Rico
Nível de demanda hídrica por ottotrecho de drenagem
Spatial extent
N
S
E
W
Provided by
Associated resources
Not available
IDE-Sisema | Metadados