Contaminação por Tóxicos (CT) - média anual (2000 a 2023)
As informações objetivam mostrar as estações e respectivos resultados do monitoramento da qualidade dos recursos hídricos em Minas Gerais. A base tem origem na “ide_2201_mg_contaminação_por_tóxicos_pto” de 2021, disponibilizada na IDE-Sisema até a presente atualização, estando acrescida das informações relativas a 2022 e 2023, e das estações (e resultados) cuja operação se iniciou em um desses dois anos.
Em 2023, a rede básica de monitoramento de qualidade de águas superficiais (macro-rede) contava com 664 estações de amostragem distribuídas nas bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Grande, Doce, Paranaíba, Paraíba do Sul, Mucuri, Jequitinhonha, Pardo, Buranhém, Itapemirim, tabapoana, Itanhém, Itaúnas, Jucuruçu, Peruípe, São Mateus e Piracicaba/Jaguari. Desde 2012, também é operada a rede de biomonitoramento com macroivertebrados bentônicos na bacia do rio das Velhas.
Foram atualizados os produtos, dados espaciais e sistemas em utilização e/ou vigentes, baseado na plataforma vetorial geoespacial representando a localização das estações de monitoramento de qualidade das águas superficiais em Minas Gerais. As colunas da tabela de atributos “IQA 2023”, “IQA 2022”, “IQA 2021”, e assim sucessivamente, representam a média dos resultados do Índice de Qualidade das Águas (IQA) observados na respectiva estação de monitoramento, no ano de avaliação.
Por fim, a base possibilita o acesso público das principais informações referentes aos dados técnicos, a saber: código e características da estação de monitoramento, curso de água monitorado, data de estabelecimento, dentre outros.
Outras vantagens também podem ser observadas, tais como:
I. Possibilita integrar os dados do monitoramento a outras bases cartográficas construídas a partir da base hidrográfica ottocodificada IGAM/2021.
II. Permite verificar variações temporais nos resultados do indicador para cada trecho de drenagem monitorado.
III. Associação das áreas de contribuição hidrográfica aos resultados de IQA.
Simple
Identification info
- Date (Publication)
- 2018-02-26
- Date (Revision)
- 2024-11-13T16:00:00
- Credit
- Gerência do Sistema Estadual de Informações sobre Recursos Hídricos (Geirh); Gerência de Monitoramento da Qualidade das Águas (Gemoq)
- Status
- Completed
Author
- Spatial representation type
- Vector
- Topic category
-
- Monitoramento Ambiental
))
- Maintenance and update frequency
- Annually
- Keywords (Theme)
-
- CT
- Contaminação por Tóxicos
- Índice de Qualidade da Água
- Estações de monitoramento
- ide_2201_mg_contaminacao_toxicos_pto
- Keywords (Place)
-
- Minas Gerais
- MG
Resource constraints
- Other constraints
- O acesso ao dado é livre
- Language
- Portuguese
- Country
- Brasil
- Character encoding
- UTF8
Distribution Information
Distributor
- OnLine resource
- Download da camada no formato shapefile
- OnLine resource
- Download da camada no formato KML (Link de rede)
- OnLine resource
- Download da camada em formato alfanumérico (planilha excel)
Resource lineage
- Statement
- O IQA foi desenvolvido pela National Sanitation Foundation dos Estados Unidos, através de pesquisa de opinião junto a vários especialistas da área ambiental, quando cada técnico selecionou, a seu critério, os parâmetros relevantes para avaliar a qualidade das águas e estipulou, para cada um deles, um peso relativo na série de parâmetros especificados. O tratamento dos dados da mencionada pesquisa definiu um conjunto de nove (9) parâmetros considerados mais representativos para a caracterização da qualidade das águas: oxigênio dissolvido, coliformes termotolerantes, pH, demanda bioquímica de oxigênio, nitrato, fosfato total, variação da temperatura da água, turbidez e sólidos totais. O indicador Contaminação por tóxicos – CT avalia a presença de 13 substâncias tóxicas nos corpos de água, quais sejam: arsênio total, bário total, cádmio total, chumbo total, cianeto livre, cobre dissolvido, cromo total, fenóis totais, mercúrio total, nitrito, nitrato, nitrogênio amoniacal total e zinco total. Os resultados das análises laboratoriais são comparados com os limites definidos nas classes de enquadramento dos corpos de água pelo Conselho Estadual de Política Ambiental – COPAM e Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais - CERH-MG, na Deliberação Normativa Conjunta COPAM/CERH-MG nº 08/2022. As faixas do indicador são: • Baixa: Refere-se à ocorrência de substâncias tóxicas em concentrações que excedem em até 20% o limite de classe de enquadramento do trecho do corpo d'água onde se localiza a estação de amostragem; • Média: Refere-se à faixa de concentração que ultrapassa os limites mencionados no intervalo de 20% a 100%; • Alta: Refere-se às concentrações que excedem em mais de 100% os limites. A pior situação identificada no conjunto total de resultados das campanhas de amostragem, para qualquer parâmetro tóxico, define a faixa de contaminação do período em consideração. Portanto, se apenas um dos parâmetros tóxicos em uma dada estação de amostragem mostrar-se com valor acima de 100%, isto é, o dobro da sua concentração limite preconizada na Deliberação Normativa Conjunta COPAM/CERH-MG nº 08/2022, em pelo menos uma das campanhas do ano, a Contaminação por Tóxicos naquela estação de amostragem será considerada Alta no ano em análise.
- Hierarchy level
- Dataset
Spatial representation info
- Topology level
- Geometry only
- Geometric object type
- Point
- Geometric object count
- 664
Reference System Information
- Reference system identifier
- SIRGAS 2000 (EPSG: 4674)
mdb:MD_Metadata
- Metadata identifier
- urn:uuid / e1683bdd-8df3-49db-bf5a-4be9f05244ce
- Language
- Portuguese
- Country
- Brasil
- Character encoding
- UTF8
Author
Type of resource
- Resource scope
- Dataset
- Metadata linkage
- https://idesisema.meioambiente.mg.gov.br/geonetwork/srv/api/records/e1683bdd-8df3-49db-bf5a-4be9f05244ce
- Date info (Revision)
- 2024-11-14T16:48:31
- Date info (Creation)
- 2024-11-13T19:13:30
Metadata standard
- Title
- ISO 19115-3
Overviews


Spatial extent
))
Provided by
