Bolsa Verde (2010 e 2011)
Áreas cadastradas no Programa Bolsa Verde nos editais abertos em 2010 e 2011
O Bolsa Verde tem por objetivo apoiar a conservação da cobertura vegetal nativa em Minas Gerais, mediante pagamento por serviços ambientais aos proprietários e posseiros que já preservam a vegetação de origem nativa em suas propriedades ou posses.
A prioridade é para agricultores familiares e pequenos produtores rurais. Também foram contemplados produtores cujas propriedades estivessem localizadas no interior de unidades de conservação e sujeitos à desapropriação.
O incentivo financeiro é proporcional à dimensão da área preservada. Recebe mais quem preservar mais até o limite de hectares correspondente a quatro módulos fiscais em seu respectivo município (consultar informação no Anexo V do Manual do Bolsa Verde) .
As duas modalidades previstas no Programa Bolsa Verde são a manutenção e a recuperação da cobertura vegetal nativa. A primeira é uma forma de remuneração (premiação) pelos serviços ambientais prestados pelos proprietários e posseiros rurais e esteve disponível para solicitações nos editais de 2010 e de 2011. A segunda visa ao repasse de um montante menor de recursos financeiros e o repasse de insumos para os beneficiados restaurarem, recomporem ou recuperarem a área com espécies nativas, porém sem previsão de abertura para adesão.
Os formulários para solicitações estavam disponíveis no citado manual para encaminhamento às unidades desconcentradas do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Escritórios Regionais, Núcleos Operacionais de Pesca e Biodiversidade, Agências Especiais e nas unidades das instituições com parceria celebrado por meio de Termo de Cooperação Técnica visando à operacionalização do programa.
Além disso, como um programa de política pública, pretende-se que o Bolsa Verde se consolide em todo o território do Estado de Minas Gerais, de forma permanente e universal, acessível a todos os posseiros e produtores rurais que aceitem se vincular ao processo nos termos da legislação.
Simple
- Date ( Publication )
- 2025-06-16
Identifier
- Status
- Completed
- Maintenance and update frequency
- Conforme necessidade
- Keywords ( Theme )
-
- Bolsa verde
- Conservação florestal
- Recuperação de ecossistemas
- Pagamento por Serviços Ambientais
- PSA
- ide_2404_mg_bolsa_verde_2010_pol
- ide_2404_mg_bolsa_verde_2011_pol
- Keywords ( Place )
-
- Minas Gerais
- Other constraints
- O acesso ao dado é livre
- Spatial representation type
- Vetorial
- Metadata language
- pt
- Character set
- UTF8
- Topic category
-
- Instrumentos e Projetos Territoriais
))
- Reference system identifier
- SIRGAS 2000 (EPSG: 4674)
- Topology level
- Geometry only
- Geometric object type
- Polígono
- Geometric object count
- 1080
- OnLine resource
- Consulte e/ou baixe as camadas no Geovisualizador da IDE-Sisema ( WWW:LINK-1.0-http--link )
- OnLine resource
- Dicionário de dados das camadas com a descrição dos campos das tabelas de atributos ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
- OnLine resource
- Página do IEF com informações e orientações sobre o Programa Bolsa Verde ( WWW:LINK-1.0-http--link )
- Statement
- Os polígonos representam a área das propriedades cadastradas no programa, por meio de ofício de adesão formalizado pelas pessoas físicas e organizações sem fins lucrativos que obtiveram deferimento de adesão. Os atos de deliberação e termos de cooperação mútua firmados podem ser obtidos na tabela de atributos da camada, e consultados na página do programa no site do IEF.
- File identifier
- 971b4aed-52e8-46e9-9cbc-2d5172d5f51e XML
- Metadata language
- pt
- Character set
- UTF8
- Date stamp
- 2025-06-17T17:27:17
- Metadata standard name
- ISO 19115:2003/19139
- Metadata standard version
- 1.0
Overviews

Spatial extent
))
Provided by
